1. Inscrições
1.1. As inscrições serão realizadas até 11de outubr
1.2. Deverá ser inscrito 4 atletas.
1.3. O responsável pela equipe deverá preencher corretamente o formulário.
1.4. Poderão participar do campeonato somente alunos que tenham se matriculado na escola até a data de encerramento das inscrições.
1.5. Alunos que tenham pedido transferência para outra escola não poderão participar.
1.6. Não será aceito qualquer modificação na ficha de inscrição após a data mencionada para termino das inscrições.
1.7. As equipes poderão ser formada por atletas se sala diferentes, obedecendo sua categoria
1.8. Qualquer jogador pode ser excluído da competição a qualquer momento caso cometa qualquer ato de indisciplina dentro ou fora da escola.
1.9. As equipes inscritas serão de alunos do 6º ano ao 9º anos serão divididas em categorias, de acordo com a quantidade de equipes inscritas.
2. Grupo WhatsApp
Não haverá formação de grupo para esta modalidade.
3. Forma de disputa
3.1. Em caso de 6 ou mais equipes inscritas por categoria
3.1.1. Por meio de sorteio, as equipes inscritas serão divididas em dois grupos que, numa primeira fase classificatória, jogarão entre si.
3.1.2. Caso o número de equipes inscritas para determinada categoria seja impar um grupo poderá conter mais equipes do que o outro e com isso as equipes destes grupos terão um jogo a mais.
3.1.3. Os dois melhores classificados de cada grupo se classificam para uma segunda fase eliminatória.
3.1.4. O primeiro colocado de um grupo enfrentará o segundo colocado do outro grupo.
3.2. Em caso de até 5 equipes inscritas por categoria
3.2.1. Todas as equipes jogarão entre si em uma fase única, classificatória.
3.2.2. Ao final da fase classificatória, a equipe que conseguir a maior pontuação será considerada a campeã.
4. Pontuação dos jogos e critérios de desempate (fase classificatória)
4.1. Durante a fase classificatória, as equipes ganharão 2 pontos em caso de vitória.
4.2. Em caso de vitória após atraso ou W.O. em partida anterior a equipe ganhará 1 pontos.
4.3. Sempre que uma equipe perder por W.O. ela será penalizada com o débito de 1 ponto.
4.4. Caso uma ou mais equipes terminem o torneio ou fase classificatória empatadas em pontos, os seguintes critérios de desempate serão utilizados.
4.4.1. Confronto direto
4.4.2. Maior número de pontos marcado
4.4.3. Melhor saldo de pontos
4.4.4. Menor número de W.O.
5. Uniformes
5.1. A equipe deverá se apresentar em quadra devidamente uniformizada com camisa de uniforme branca da escola ou jogo de camisas, se preferirem
5.2. Todos os jogadores deverão jogar de tênis, independente do modelo.
5.3. Todos deverão utilizar bermudas, com exceção do goleiro, que poderá utilizar uma calça para proteção (que não seja jeans)
5.4. As bermudas não terão a obrigatoriedade de ser numerada, porém, deverão ser da mesma cor, assim como as meias.
5.5. Não será permitido nenhum tipo de adorno (brincos, pulseiras, colares, anéis etc.)
6. Local, dias de disputa e horário dos jogos.
6.1. Os jogos serão realizados na quadra do colégio Nacional durante o horário de recreio
Podendo os jogos serem alterados por motivos de força maior, como alterações climáticas ou eventos da escola
6.2. As partidas serão realizadas durando o horário de aula, motivo relevante para que as equipes se apresentem pontualmente em quadra no horário estabelecido para início da partida, podendo esta ser penalizada em caso de atraso.
7. As partidas
7.1. As partidas classificatórias terão duração de 8 minutos ou até que alguma equipe alcance 15 pontos
7.2. A partir do horário marcado para inicio da partida, a equipe terá uma tolerância de 2 minutos para se apresentar em quadra, uniformizada e pronta para iniciar a partida com o número mínimo de 5 jogadores.
7.3. A equipe que não comparecer no horário dentro do tempo estipulado será considerada derrotada pelo placar de 10 x 0.
7.4. Caso uma das equipes se atrase dentro do prazo tolerado o tempo de jogo passará a ter uma duração de 8 minutos ou até que uma equipe alcance 10 pontos.
7.5. Em caso de empate, haverá uma prorrogação até que uma equipe faça um ponto
8. Penalizações
8.1. Os atos de indisciplina ou transgressão as regras durante a partida poderão ser punidas verbalmente, com cartão amarelo ou vermelho.
8.2. Atos desrespeitosos para com os demais jogadores adversários ou da própria equipe serão punidos com cartão amarelo.
8.3. Qualquer objeção a uma decisão do arbitro do jogo será passível de punição com cartão amarelo.
8.4. Atos de desrespeito para com os árbitros da partida serão punidos diretamente com cartão vermelho.
8.5. Um cartão aplicado em um jogo terá validade até o final da partida seguinte.
8.6. Caso um jogador receba cartões amarelos em dois jogos seguidos ele ficará suspenso por uma partida.
8.7. Se o jogador receber dois cartões amarelos em uma mesma partida ele automaticamente receberá um cartão vermelho e ficará suspenso por uma partida
8.8. Caso o jogador receba diretamente um cartão vermelho por ato de indisciplina ou jogada violenta será suspenso por duas ou mais partidas, dependendo da gravidade de sua atitude.
8.9. Caso o jogador receba um cartão vermelho direto ou com acumulo de cartões amarelos, sua equipe deverá permanecer com um jogador a menos por um período de 2 minutos. Caso não tenha um jogador reserva para substituir o expulso a equipe permanecerá com um jogador a menos até o final da partida.
8.10. Se uma equipe que tiver um jogador expulso ou cumprindo suspensão se apresentar em quadra com o mínimo de jogadores permitido dentro do prazo estipulado, esta equipe será considerada derrotada por W.O.
8.11. Qualquer jogador poderá receber um cartão amarelo ou vermelho até 8 horas antes ou depois da partida de sua equipe.
9. Premiação
9.1. Serão premiados as equipes classificadas entre o primeiro e terceiro lugares.
10. Regra da Modalidade
*1 FORMA DE DISPUTA*
1.1 - As equipes jogarão entre sí em uma fase unica e classificatória. Os três melhores da chave serão os vencedores
*2 - EQUIPES*
2.1 Cada equipe é composta por quatro (4) jogadores (três [3] jogadores na quadra e um [1] substituto).
2.2 As equipes deverão substituir obrigatoriamente um jogador à cada 5 minutos de partida, caso ainda não o tiverem feito antes.
*3 JOGOS – TEMPO E PONTUAÇÃO*
3.1 A primeira posse de bola deve ser determinada por cara ou coroa. A equipe que ganhar o lançamento da moeda decide se fica com a posse de bola no início da partida ou na prorrogação, caso seja necessário.
3.2 Os jogos serão disputados em partidas de 10 minutos ou até que uma equipe consiga 21 pontos. O que acontecer primeiro.
3.3 O relógio será parado apenas em situação de lance livre.
3.4 Se ao final do jogo as partidas estiverem empatadas, uma prorrogação será realizada. A equipe que primeiro fizer ponto na prorrogação, será a vencedora.
3.5 Uma equipe perderá o jogo por desistência se no horário programado para o início da partida a equipe não estiver presente na quadra de jogo com no mínimo dois (2) jogadores prontos para jogar. O resultado será marcado como W.O.
3.6 Não haverá tempo de espera.
3.7 Uma equipe perderá a partida caso se retire de quadra antes do final do jogo, ou caso tenha todos os seus jogadores machucados e/ou desclassificados. Nesta situação, a equipe a ser declarada vencedora pode escolher manter seus pontos ou vencer por W.O., e a equipe a ser declarada perdedora não pontua (tem seu placar “zerado”) nos dois casos.
3.8 Uma equipe que perca seu jogo em função de desistência ou uso de má fé perante as regras, e ao espírito esportivo será desclassificada da competição.
*4 - PONTUAÇÃO*
4.1 Deverá ser atribuído um (1) ponto a cada arremesso convertido dentro do arco (linha de 2 pontos).
4.2 Serão atribuídos dois (2) pontos a cada arremesso convertido de trás do arco (linha de dois pontos).
4.3 Será atribuído um ponto (1) a cada lance livre com sucesso.
*5 FALTAS E LANCE LIVRE*
5.1 A equipe está em situação de penalidade por faltas coletivas quando tiver cometido seis (6) faltas no período. Os jogadores não serão excluídos pelo número de faltas pessoais.
5.2 Será atribuído um (1) lance livre às faltas cometidas durante o ato de arremesso dentro do arco (linha de dois pontos). Serão atribuídos dois (2) lances livres às faltas cometidas durante o ato de arremesso de trás do arco (linha de dois pontos).
5.3 Será atribuído um (1) lance livre adicional às faltas cometidas durante o ato de arremesso em que este for convertido
5.4 Faltas coletivas (7ª, 8ª e 9ª) devem ser sempre atribuídas com dois (2) lances livres. A 10ª e qualquer falta coletiva subseqüente será sempre atribuída com dois lances livres e posse de bola. Esta cláusula é aplicada também para faltas durante o ato de arremesso.
5.5 Toda falta técnica será sempre atribuída com (1) um lance livre e posse de bola, independentemente do número de faltas de equipe; enquanto faltas antidesportivas serão atribuídas com (2) dois lances livres e posse de bola, independentemente do número de faltas de equipe; a partida será reiniciada com “Check Ball” no topo da quadra após uma falta técnica ou antidesportiva.
*6 – COMO A BOLA É JOGADA*
6.1 Após cada arremesso bem sucedido ou último lance livre (exceto os sucedidos por posse de bola): - Um jogador da equipe que não pontuou reiniciará o jogo driblando ou passando a bola de dentro da quadra diretamente abaixo da cesta (não atrás da linha de fundo) para um companheiro atrás do arco. - A equipe de defesa não poderá tentar roubar a bola na área do semi círculo abaixo da cesta.
6.2 Após cada arremesso mal sucedido ou último lance livre (exceto os sucedidos por posse de bola): - Se a equipe de ataque ganha o rebote, pode continuar a tentativa de pontuar, sem voltar à bola a um local atrás do arco. - Se a equipe de defesa ganha o rebote, deve voltar a bola, passando ou driblando, para um local atrás do arco.
6.3 Se a equipe defensiva rouba ou dá um toco na bola, deve voltar a bola, passando ou driblando, para um local atrás do arco.
*7 - PROTELAÇÃO*
7.1 Protelar ou deixar de jogar ativamente pela tentativa de pontuar deve ser considerado como violação.
7.2 Protelar ou deixar de jogar ativamente pela tentativa de pontuar deve ser considerado como violação.
7.3 Uma equipe deve tentar um arremesso dentro de 12 segundos. A contagem do relógio deve começar assim que a bola chega às mãos dos jogadores de ataque (após a troca com o jogador de defesa ou depois de um arremesso bem sucedido, abaixo da cesta).
*8 – SUBSTITUIÇÃO*
A substituição será permitida a qualquer equipe quando a bola estiver morta, antes do “Check Ball” ou lance livre.
O substituto só poderá entrar após seu companheiro sair de quadra, estabelecendo contato físico, caracterizando a substituição.
Substituições só podem acontecer atrás da linha lateral a cesta e não há necessidade de intervenção dos árbitros ou oficiais de mesa.
*9 – PEDIDO DE TEMPO*
9.1 Um pedido de tempo de 30 segundos é concedido a cada equipe. Um jogador pode pedir o tempo em uma situação de bola morta.
*CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES*
Tanto na classificação dentro dos grupos quanto na classificação geral das competições, as seguintes regras se aplicam; Se as equipes estiverem empatadas após o primeiro critério, referir-se ao critério seguinte e assim por diante.
1. Número de vitórias (ou percentual de vitórias no caso de número diferente de jogos em comparação a outros grupos);
2. Confronto Direto (somente levando em consideração vitória/derrota. Só se aplica dentro de um grupo);
3. Maior média de pontuação (Sem considerar placares de vitórias por desistência/desqualificação)
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